Guia do Salto Alto (3a parte)

por Nina Agnelli
5. Onde comprar sapatos de salto alto

Atualmente, há dois modos de comprar um par de sapatos:

  • ir até uma loja de calçados ou a uma loja de departamentos (compra off-line)
  • visitar uma loja virtual na internet (compra on-line)

Separamos os prós e os contras de cada uma dessas modalidades de compra e, a seguir, acrescentamos uma lista de nossas lojas favoritas.

6. Compras off-line versus compras on-line

Fazer compras off-line é provavelmente o modo mais popular de se comprar qualquer coisa, inclusive sapatos de salto alto. Quando você compra sapatos em uma loja off-line, você tem a oportunidade de experimentá-los, examiná-los mais de perto, comparar modelos e pode, também, conversar com o vendedor a fim de esclarecer suas dúvidas mais facilmente e encontrar o tamanho de sapato adequado. Você também pode andar com os sapatos pela loja antes de concluir a compra. Tudo isso pode levar tempo, mas comprar em uma loja física significa que você imediatamente saberá se encontrou ou não o par de sapatos desejado.

Contudo, comprar pela internet (compra on-line) também é uma boa opção. Por exemplo, se você mora longe daquela loja de calçados que tem aquele par de sapatos que você tanto deseja, a compra on-line é a solução.

Ou se você não tem muito tempo para ir às compras. É bem mais cômodo ter seus sapatos novos entregues em sua casa. Além disso, as lojas virtuais possuem uma maior variedade do que as lojas físicas: são muito mais opções de modelos, tamanhos, estilos e cores. Assim, se você está procurando por uma marca ou modelo específico, comprar pela internet pode ser a melhor escolha.

Mas há alguns riscos para quem compra sapatos pela internet. Você pode não gostar dos seus novos sapatos quando eles chegarem ou eles podem não se ajustar aos seus pés. Ou você pode acabar sendo vítima de uma política de não-devolução: o site que lhe vendeu os sapatos pode não aceitar devoluções. Por isso, procure comprar em sites que tenham uma política de devoluções bem definida e favorável a você.


Contudo, fazer compras off-line também tem seus inconvenientes. Se o bairro ou a cidade onde você mora não tem boas lojas de calçados femininos, você será obrigada a gastar mais tempo procurando uma loja e terá que se deslocar até lá. E sempre há o risco de não encontrar o que deseja. Lembre-se: lojas off-line (lojas físicas) nunca têm uma diversidade de modelos, cores e estilos se comparadas com as lojas on-line (lojas virtuais).

Em resumo: tudo depende de suas preferências e da sua situação individual. Se você é uma consumidora inteligente que sabe escolher a loja certa onde comprar, qualquer modo (off-line ou on-line) funcionará para você.

7. Algumas de nossas lojas off-line favoritas para comprar sapatos de salto alto

No Rio de Janeiro:

Constança Basto: Shopping Leblon
Av. Afrânio de Melo Franco, nº 290 – loja 311J – Leblon
Tel.: [21] 2511.8801

Em São Paulo:

Santa Lolla
Av. Bem-te-vi, nº 184 – Moema
São Paulo – SP
Tel: [11] 5536-3474
site: www.santalolla.com.br

Jorge Alex
Rua Alfredo Pujol, nº 1269 – Santana
São Paulo SP
Tel.: [11] 6977-6837
site: www.jorgealex.com.br

Em Salvador:

City Shoes
Av. Tancredo Neves, nº 148 – loja 12 – Shopping Iguatemi
Caminho das Árvores – Salvador – BA
Tel.: [71] 3450.0204
site: www.cityshoes.com.br

8. As melhores lojas de calçados on-line para comprar sapatos de salto alto

Quando estiver escolhendo uma loja virtual para comprar um lindo par de sapatos de salto alto é importante considerar três coisas: preço, qualidade e política de devolução.

Comprar calçados on-line, principalmente quando são um investimento, pode ser um risco. Se você não gostar dos sapatos e não puder devolvê-los ou, pior, tenha que pagar uma multa pela devolução, a compra poderá significar uma perda de dinheiro.

Além disso, se você mora fora do eixo Rio-São Paulo, o prazo de entrega pode ser superior a 25 dias. Compre com cuidado.

Aqui está uma lista com lojas de calçados femininos on-line, ambas no exterior:

Heels.com

Net-a-Porter.com

9. Sobre a autora

Nina Agnelli, brasileira, cursou design no London College of Fashion, em Londres. Morou 5 anos em Roma onde conheceu e casou-se com Luis di Gallas. Atualmente, ambos residem em Salvador, Bahia.

Pré-lançamento do livro o Como andar de Salto Alto, de Isla Hamilton

Para aprender a andar de saltos altíssimos (mais de 12 cm de altura)

Para mais dicas de como andar de salto alto

Se tiver quaisquer dúvidas, críticas ou sugestões entre contato.

Obtenha a versão em pdf do Guia do Salto Alto: versão completa.

Guia do Salto Alto: parte 1

Fonte parcial: How to Walk in High Heels Book (Como Andar de Salto Alto), um livro de Isla Hamilton.