Definitivamente um sapato com salto agulha (stilettos) não é o seu calçado de todos os dias. Ele é mais adequado para festas e outros eventos formais.

Mas andar corretamente em stilettos pode ser uma experiência difícil para aquelas sem muita experiência com o uso de saltos altos.

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Siga as dicas abaixo para saber como andar com sapatos de salto agulha.

Calçados femininos

1. Selecione um par de sapatos de salto stiletto decente para comprar. Evite comprar stilettos baratos porque eles tendem a quebrar facilmente. Além disso, os stilettos baratos podem ser extremamente desconfortáveis. Isto é a última coisa que você vai querer quando estiver andando de salto alto o dia todo. Há algumas coisas importantes que você deve verificar para minimizar esses problemas:

  • verifique o ajuste dos dedos dos pés. O sapato não deve estar apertado, enquanto você anda. Se você sente os seus dedos dos pés apertado agora, então eles vão estar pior depois de várias horas de uso;
  • o salto stiletto (propriamente dito) deve ser reforçado. Tenha em mente que a capa que protege a ponta do salto pode ser substituída por uma capa de borracha para um caminhar mais suave;
  • verifique se seu calcanhar está centralizado e veja a colocação do arco do pé no sapato. O ideal é que a haste do salto do sapato esteja centralizada sob o seu próprio calcanhar e que o arco do seu pé seja totalmente suportado pela sola do sapato. Se houver uma lacuna entre o arco do seu pé e o sapato, então, ele não se encaixa corretamente e irá causar dor;
  • o tamanho do calçado deve ser adequado. Digo isso pois, às vezes, em um momento de fraqueza, todas nós podemos achar que comprar um tamanho um pouco menor não importa. Mas lembre-se: isso vai fazer uma enorme diferença.
  • verifique a largura do calcanhar. Ela não deve ser muito larga. Se for, adicione um forro ao calcanhar.

    caomo andar de salto stiletto

2. Vá com cuidado quando você começar a praticar. Quanto mais alto o salto, menos estável você vai se sentir, e maior serão as chances de uma queda. Quando aprender a andar de salto agulha, comece praticando por curtos períodos. Descanse entre as tentativas.

  • se você não estiver familiarizada com o modo de andar com saltos altos, sugiro que você tente saltos menores antes de avançar para os stilettos. Depois de dominar cada altura, vá aumentando a altura a cada 2 cm e treine com saltos maiores;
  • faça alongamento nos pés antes de usar sapatos de salto alto. Isto dá a seus pés a chance de se alongarem e serve como um aquecimento antes do próprio stiletto alongar os músculos de seus pés quando você os calçar;

3. Comece tentando ficar em pé. Tente se acostumar à forma como se sente ao ter os stilettos em seus pés. É provável que você estranhe. Por isso, descanse por alguns minutos no início, aumentando gradualmente o tempo.

  • você pode sentar-se, de tempos em tempos, já que provavelmente não vai estar de pé durante todo o tempo quando usar stilettos. Mas tente ficar o máximo possível em pé para se acostumar com a sensação de estar usando esse tipo de salto alto;
  • recomendo que você treine na frente de um espelho para que possa avaliar sua postura e ajustá-la conforme necessário. Você provavelmente notará maneirismos em seu corpo enquanto estiver tentando lidar com a nova altura. Seus calcanhares vão flexionar. Quanto mais tempo você ficar em uma posição única, estes pequenos maneirismos só tendem a aumentar. Por isso, tente se ajustar;
  • a superfície do piso deve ser antiderrapante para evitar quedas.
Privalia

4. Comece a praticar caminhadas. Inicialmente, permaneça na mesma área onde você tem praticado a postura em pé. Ande em direção ao espelho para ver como você está. Ajuste-se e mantenha as seguintes coisas em mente:

  • pise com a ponta do salto primeiro; bola do pé em seguida. Siga este ritmo: salto-bola do pé, salto-bola do pé, salto-bola do pé. Tente distribuir mais seu peso sobre a bola do seu pé e os dedos (e não sobre o salto). Quanto mais alto for o salto, mais o seu centro de equilíbrio será deslocado. Por isso, a parte traseira de seu corpo e seu peito são empurrados;
  • procure permanecer em linha reta, mesmo que isso faça você se sentir desequilibrada. Saltos altos tendem a dar uma sensação de desequilíbrio, fazendo com que a mulher (ou o homem) se incline para frente para compensar. Você não vai cair para trás enquanto estiver em linha reta, porque o salto estará ancorando você;
  • coloque um pé na frente do outro. Sempre inicie com o pé que você sente mais confortável, aquele pé com o qual você se sente naturalmente confiante para avançar em primeiro lugar. Dê passos curtos ao invés de passos largos. Mantenha as pernas juntas enquanto anda e evite se curvar.

5. Pratique em diversas superfícies. Uma vez que você estiver andando confortavelmente, tente andar em uma variedade de pisos (carpets, tapetes grossos, pisos lisos etc) para ver como se sente e para aprender a lidar com a mudança de superfícies.

  • por enquanto, evite superfícies ​​que possam ser arranhadas pelas pontas dos saltos (você não vai querer danificar o piso de sua casa enquanto treina);
  • se já se sentir confiante, tente levantar ou andar com coisas nas mãos: como uma xícara de café, um livro, etc. Ande pela casa e corrija sua postura quando necessário.

6. Dê um passeio ao ar livre. Agora tente andar sobre superfícies como o concreto, cascalho e outras superfícies exteriores.

  • tenha cuidado com algumas superfícies externas: pedras, grades de ferro, grama, terra, buracos e calçadões;
  • escadas requerem aprendizado especial. Ao descer, sempre coloque o pé de uma vez (calcanhar, bola e dedo do pé) em cada degrau em um movimento lateral. Ao subir, use somente a área plana do sapato (a bola dos pés).

Lembre-se: não tenha medo. Desde que você seja determinada em aprender, então a confiança inevitavelmente surge.