Cesare Casadei

A vida de Cesare Casadei e a história da empresa de calçados da qual ele atualmente é diretor criativo estão tão intimamente interligadas que é difícil distinguir uma da outra.

Cesare CasadeiCasadei nasceu em 1962. Seus pais, Quinto e Flora Casadei, eram dois artesãos que, em 1958, fundaram o Calzaturificio Casadei. Eles, inicialmente, produziam sandálias para turistas, mas depois se ramificavam para o mercado nacional e internacional.

Como adolescente, foi educado na Suíça, onde recebeu uma educação internacional. Foram os anos setenta, um tempo de revolução e inovação: viajar, uma busca pela liberdade e um desejo de descobrir novos horizontes foram os ideais que o inspiraram mais do que qualquer outra coisa.

Sua paixão pelo negócio de seus pais resultou em sua decisão de retornar às suas raízes para trabalhar em sua empresa onde, em meados dos anos oitenta, ele começou a produzir sua própria linha com uma equipe de 10 trabalhadores qualificados. Este foi o momento mais difícil e mais formativo de sua carreira: seu trabalho se tornou uma atividade séria, seu relacionamento com seus fornecedores tornou-se mais complexo e a produção de seus calçados começou a aumentar a um ritmo constante.

Para Cesare, não há fronteiras: nem sua casa, nem sua fábrica, nem o armazém em que as peles são armazenadas têm limites; tudo flui perfeitamente entre protótipos, produção, artesãos e mãos experientes, resultando em pequenas obras de arte. Ele começou com estilos unisex, passando a fabricar calçados casuais até atingir o auge de sua criatividade com a produção de peças fenomenais e espetaculares.

Muitas vezes, numa questão de tentativa e erro, seus erros e seus sucessos serviram como uma curva de aprendizagem que definiu cada vez mais a estética do estilo dos calçados Casadei, ou melhor, a possibilidade ou, melhor ainda, a necessidade de experimentar incansavelmente com técnicas e materiais de trabalho que nunca tinham sido foi usados antes.

Em 1990, a Casadei abriu o seu primeiro showroom em Milão e, em 1994, Cesare tornou-se diretor criativo da marca. Esta foi possivelmente a fase de transição mais delicada e difícil em sua carreira: durante esses anos, o sistema de moda estava mudando radicalmente e a globalização dos mercados exigia um novo modus operandi. Seus anos de experiência em produção de calçados combinados com suas relações diretas com fornecedores e varejistas permitiram a Casadei levar a empresa para novas alturas, alcançando um nível de qualidade com os quais outros designers acham difícil de competir.

Hoje, a Cesare trabalha em contato direto com uma equipe qualificada de designers, sabendo que ele é capaz de contar não só com a extraordinária arte de seus colegas de trabalho, mas também com os sistemas de produção de ponta utilizados para o processo de fabricação, verdadeiras gemas de criatividade de engenharia que apenas um produto “Made-in-Italy” pode garantir.

Cada estilo de sapato é produzido internamente e a maioria das matérias-primas utilizadas são criadas exclusivamente para a marca. No entanto, de acordo com Cesare, a característica distintiva de sua verve criativa, é “esse prazer indescritível que sinto quando vejo uma mulher usando uma das nossas criações. Naquele momento, a magia de um calçado é realmente capaz de transmitir o compromisso e a paixão meticulosas”.